Alunos do Cefet/RJ conquistam medalhas na fase estadual da Olimpíada GeoBrasil 2021
Doze equipes do Cefet/RJ se destacaram na fase estadual da 6ª Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB), que engloba as olimpíadas nacionais de Geografia e de Ciências da Terra. O campus Maracanã garantiu dez medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Já o campus Petrópolis conquistou duas medalhas de bronze.
Além de garantir a medalha de ouro, a equipe “Amazônia Vive”, do Cefet/RJ campus Maracanã, ficou em primeiro lugar nas disputas regionais e foi selecionada para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional. Em virtude das medidas de combate à covid-19, a etapa será on-line, com as provas realizadas entre os dias 1 e 31 de outubro.
No campus Maracanã, os estudantes foram orientados pelos professores Aline Melos, Márcio Moreira e Mariana Figueiredo, da coordenação de Geografia. Os docentes foram unânimes ao elogiar o desempenho dos jovens: “Ficamos bastante felizes com o resultado, independentemente das medalhas recebidas. A busca pelo conhecimento se constrói aos poucos, basta escolhermos sempre o caminho certo”, comemorou a docente Aline.
Sobre a OGB
A Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB) tem como comissão organizadora uma equipe voluntária de professores de várias instituições brasileiras, como o Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), o Instituto de Geociências da Unicamp (SP) e a Faculdade de Geociências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Na competição, os estudantes devem demonstrar capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana, expresso nas metodologias de ensino contidas na formação desses estudantes.
Além das três etapas on-line e regionais e da etapa nacional, a OGB também é classificatória para competições internacionais de Geografia e de Ciências da Terra. Para mais informações, acesse o site do evento.
Confira a relação de medalhistas do Cefet/RJ:
Ouro:
Equipe “Amazônia Vive”: Fernanda Mirella Sena dos Santos Alves, Nathália Magalhães Macedo e Gabriel Alves de Souza.
Equipe “Cefet*RJ”: Pedro Henrique Ferreira Amaro, Júlia Alves de Jesus e Geovanna Rangel Silva de Oliveira.
Equipe “Deusas gregas”: Juliana Fernandes dos Santos, Júlia Paiva Almeida e Maria Isabel Monteiro Trigo.
Equipe “Tormenta”: Ma Yu Hong, Giovanna Cecília Jesus Canuto de Sousa e Bruna Portella Lemos Cintra.
Prata:
Equipe “Os Implacáveis”: João Vitor Souza Firjam Falcon Macena, Yan Izawa Vital e Luiz Carlos Machado Ferreira.
Bronze:
Campus Maracanã
Equipe “Andarilhos Vermelhos”: Isabela Cordeiro da Silva, Guilherme de Abreu Lopes e Erick Oliveira de Carvalho.
Equipe “Geotur”: Jade Teles Pinheiro, Rebeca Vitória Teixeira de Oliveira e Milena Medrado Martins.
Equipe “Atlantis”: Lucas Farias de Aquino, Pedro Henrique de Assis Marendaz Antonio e Gabriela Ferreira Gomes Marinho.
Equipe “Loop Geográfico”: Bernardo Manhães Cantuaria Moura, Camille de Oliveira Alves e Camila Andrade de Souza e Silva.
Equipe “As meninas supergeógrafas”: Maryêva Paulino Vieira, Yasmin Fluminense Dutra de Moraes e Luana Fernandes de Araújo Souza.
Campus Petrópolis
Equipe “Cefet Cardinals”: João Victor Winter do Valle Queiroz, Mariane Bello Candido, Isabel de Freitas Barboza.
Equipe “Cefet Petrópolis”: Matheus João Veiga Machado Stephano, Matheus Fiorenzano Yuri dos Santos Castelhano.
Redes Sociais