Mutirão do Cefet/RJ transforma tampas plásticas em castração de animais
O Cefet/RJ, por meio da arrecadação de tampas plásticas, está contribuindo para a proteção de animais. As tampas arrecadadas pelo Mutirão Animal são encaminhadas ao projeto Rio Eco Pets, vendidas, e a renda é revertida em vacinas e castração. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância da castração dos animais que são abandonados nos campi da instituição e para a reciclagem do plástico, um resíduo invasivo e nocivo ao meio ambiente. A iniciativa é da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), em parceria com o Núcleo de Proteção de Animais e Meio Ambiente do Cefet/RJ (NUPAMA).
Na primeira remessa de tampas, enviada ao projeto Rio Eco Pets no dia 10 de junho, foram contabilizadas cerca de 7.000 unidades e 18,5 kg. Com isso, foi possível realizar a primeira castração. O gato Panda, que habitava o campus Nova Iguaçu, foi castrado no dia 21 de junho. “A coleta de tampas plásticas no Cefet/RJ é contínua e precisamos do apoio da comunidade para castrar os animais presentes em todos os campi da instituição; assim estamos melhorando a qualidade ambiental do planeta”, destaca a professora Aline Trigo, chefe da DISAI.
Foram disponibilizados pontos de coleta no campus Maracanã (Biblioteca, lanchonete e entrada pela Rua General Canabarro) e no campus Nova Iguaçu (Gabinete da Direção). Após a coleta das tampas, faz-se a triagem, que consiste em: separação e observação do estado das tampas, lavagem, secagem, separação por cores e pesagem. São coletadas tampas de garrafas PET, de embalagens de limpeza, de estética, de shampoo, de condicionador, de sorvete, entre outras.
Mais informações sobre o projeto Rio Eco Pets:
Redes Sociais