Programa Elos de cidadania: Educação ambiental na participação e controle social das escolas na gestão do ambiente
A Coordenação de Biologia, com o apoio do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), convida todos os professores para conhecer e participar do Programa Elos de Cidadania no CEFET/RJ. A apresentação do Programa ELOS será realizada no CEFET/RJ no dia 05 de Julho às 10h no Auditório 3.
OBJETIVO
O Elos de Cidadania é um programa da Superintendência de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), criado em 2007, e tem como objetivo propiciar aos profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar uma formação que os qualifique para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações coletivas integradas voltadas para o controle social, o enfrentamento das vulnerabilidades socioambientais e a gestão participativa de águas e florestas da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, através da elaboração de projetos de intervenção no ambiente local.
ABRANGÊNCIA
O programa abrangerá as regiões serrana, metropolitana e baixada fluminense que apresentam regiões rurais e urbanas densamente povoadas com relevantes desigualdades socioeconômicas materializadas na exclusão social de uma significativa parcela da população que é privada dos bens e serviços necessários à manutenção da qualidade de vida.
O Elos de cidadania é desenvolvido em municípios localizados nos Mosaico Carioca e Central Fluminense e envolverá mais diretamente 14 unidades de conservação desta região, dentre estas o Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Principais questões abordadas no Elos de cidadania: poluição atmosférica. alteração e poluição de rios, lagoas e áreas costeiras, uso de agrotóxicos, lixo, a contaminação da água, do ar e do solo, tratamento de esgoto e coleta seletiva regular, destruição da Mata Atlântica, danos ocasionados pela ocupação irregular de áreas de risco, exclusão, miséria, violência, o esvaziamento político dos espaços públicos de participação popular, entre outras.
Redes Sociais